Escolha uma Página

História

A tatuagem (também referida como tattoo na sua forma em inglês) ou dermopigmentação (“dermo” = pele / “pigmentação” ato de pigmentar, ou colorir) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. (Wikipedia)

 tatuagem1

Tatuagem

A tatuagem pode ser analisada como componente da linguagem corporal?

Sem dúvidas. A tatuagem nos mostra alguns aspectos da personalidade da pessoa, bem como outras características que vão muito além disto. Serve para identificar a pessoa diante de determinado grupo ou como mostrar alguns feitos da mesma. Graus hierárquicos, posicionamentos, realizações são tatuadas por muitos grupos, como prisioneiro, mafiosos etc.

Existem vários motivos pelos quais as pessoas se tatuam.

Rhea Kälin da Universidade de Zurique, identificou as seguintes motivações para as pessoas realizarem modificação corporais:

  • Individualizar-se
  • Ser única, especial
  • Motivos religiosos ou espirituais
  • Novas e extremas experiências,
  • Marcar uma fase da vida
  • Protesto, rebelião
  • Imitação e participação em grupo
  • Motivos sexuais (fetichismo, exibicionismo, sadomasoquismo)

Eu acrescentaria mais duas causas:

  1. Em “marcar uma fase da vida”, marcar acontecimento. Bandidos de alguns países tatuam caveira nos braços para sinalizar que mataram policias. É interessante notar que caso o fato não for verídico, os marginais sofrem forte repreensão de seus pares, pois a tatuagem é sinal de prestígio. No Brasil, em determinados estados, alguns bandidos que matam policiais tatuam índias ou palhaços.
  2. Homenagear pessoas, animais e coisas.Tanto homens como mulheres tem o costume de homenagear seus pares,           filhos e até mesmo amigo, como fez Macarrão, amigo do goleiro Bruno. Esta homenagem pode ser até mesmo para           animais, cidades, países e instituições. Militares de forças especiais costumam fazer isto com certa facilidade.

Estudos

Existem vários estudos que tentam relacionar a percepção das pessoas sobre quem utiliza tatuagens e piercings.  Todavia temos que lembrar que isto é bastante cultural e varia de país ou região.

Existem lugares onde a tatuagem não é aceita até os dias de hoje por puro preconceito.

Alguns grupos evitam tatuagem e piercings, pois não são vistos com bons olhos pelos demais e também pelos seus pares. Ex. Juízes, promotores etc.

Em alguns grupos até recentemente as tatuagem eram proibidas, como por exemplo: militares das forças armadas. Todavia que já exista tolerância para tal, os piercings estão totalmente fora de cogitação. Neste caso o motivo tem até certa lógica, participam de atividades de risco.

Um bom artigo sobre o significado das tatuagens de prisioneiros russos pode ser encontrado no site:

Veja o filme sobre tatuagem nas prisões russas.

O Museu do Crime da Polícia Civil do Estado de São Paulo possui interessantes dados sobre tatuagens de prisioneiros no estado.

Karen Skegg realizou um estudo com 966 homens e mulheres com idades entre 26 anos na Universidade da escola de medicina de Otago em Dunedin Nova Zelândia.

Entre as conclusões encontradas: as mulheres com piercings eram mais propensas a ter tido cinco ou mais parceiros heterossexuais ou mesmo sexo.

Somente as mulheres, e não os homens, que usavam piercings foram classificados com traços de personalidade de impulsividade e busca de sensações acima da média.

Ficam mais propensas à ansiedade e raiva; não tinham a sensação de bem-estar e prazer em seu ambiente social.

Mulheres com piercings eram menos propensas a obesidade e mais propensas a ficarem solteiras. As habilitações literárias eram escassas.

Em Lodz, Polônia, Antoszewski e outros pesquisadores descobriram que as principais razões para tatuagens ou piercings visavam melhorar a individualidade e a autodeterminação, bem como aumentar a atração sexual.

Embora você não precise ficar preocupado, alguns estudos correlacionam as tatuagens com alguns distúrbios mentais.

A revista Personality and Mental Health publicou um estudo com pacientes psiquiátricos internados que tinham cometido crimes. Pesquisadores do Centro Michigan de Psiquiatria Forense tentaram correlacionar a presença de tatuagens e os homens tinham o distúrbio mental chamado de Transtorno da Personalidade Antissocial. Este transtorno é caracterizado por uma falta de empatia e remorso , uma baixa tolerância para a ansiedade e superficialidade . O comportamento precisa ser  desenvolvido antes dos 15 anos para se qualificar para o diagnóstico.

Os pesquisadores descobriram que 73% dos homens com tatuagens tinha TPAS , enquanto apenas 29% das pessoas sem tatuagens tiveram o diagnóstico . Os homens com TPAS e tatuagens tendem a ter muitas tatuagens em locais mais visíveis.

Sem entrar no ramo de transtorno, tentei relacionar o tipo de tatuagem com o biótipo da pessoa. Mulheres pequenas tatuagens pequenas, homens musculosos tatuagens mais agressivas e por ai vai. Todavia que tenha encontrado alguma correlação não cheguei a maiores conclusões. Das poucas que encontrei é que dependendo da classe social, as tatuagens são mais elaboradas e de melhor qualidade. Todavia constatei o óbvio.

Muitos casos as mulheres realçam a feminilidade e os homens virilidade. O certo é que as tatuagens ferminas chamam a atenção e realçam a sexualidade. Sem entrar em conjecturas sociológicas, mas mulheres que fazer tatuagem se expõe mais aos homens. Isto pode funcionar com um poderoso chamariz.

Significado

Normalmente as tatuagens contêm dois tipos de significados:

– Explícito

– Subjetivos

Um exemplo de objetivo explícito é o de tatuar o nome dos filhos. Os subjetivos são os mais variados possíveis; vão desde gostos pessoais, até o “não sei o porquê, mas tatuei”. Atualmente existe a moda das tatuagens escritas, todavia que as mensagens podem ser diretas ou cifradas.

Ao escolher determinado tipo de tatuagem, certamente a pessoa vai estar expressão, projetando e representado características da personalidade de forma consciente e inconsciente.

Muitos atores e atrizes (Johnny Depp, David Beckham, Isis Valverde, Mel Lisboa etc.)  não seriam tão charmosos se não tivessem tatuagens no corpo. Antes era quase impeditivo, pois limitava os papéis, atualmente com a edição digital, alguns atores chegam a acrescentar tatuagens digitalizadas em seus personagens, terminada a novela ou filme não necessitam fazer tatuagens reais, pois seus fãs “não conseguiriam viver sem elas”. Em outras palavras, muitas tatuagens representam um estilo de vida.

 tatuagem2

Considerações:

Todavia que individualmente seja muito complexo fazer inferências, ainda mais quando se acrescenta o simbolismo daquilo que foi tatuado. Somente com anos de estudos e inúmeras pesquisas poderemos concluir com acerto alguns detalhes da personalidade de quem se tatuam.

Muitas pessoas preferem o preto pela facilidade de ser encontrado; caso acrescentemos o estudo das cores, as interpretações tendem a se ampliar.

Tatuagens agressivas podem estar ligadas às pessoas com este tipo de comportamento, mas nem sempre revelam correlações com a exposição ou colocação em determinada parte do corpo.

Conclusão:

O certo é que a tatuagem deixou de ser restrita aos grupos excluídos e faz parte de toda a sociedade, embora a aceitação ainda não seja total.

Ainda chocam pessoas tatuadas em todo o corpo; verdadeiras telas vivas. Mas por pouco tempo. Quem sabe?

Para ler mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tatuagem

http://psytrek.wordpress.com/2012/11/15/student-post-do-tattoos-and-piercings-influence-personality-perception/

http://eppelreport.blogspot.com.br/2012/10/the-psychobiology-of-tattoos-and-body.html

http://scholarlycommons.law.northwestern.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=5547&context=jclc

http://latimesblogs.latimes.com/booster_shots/2008/07/study-links-tat.html

http://www.tattootatuagem.com.br/significados/2131/tatuagens-nas-prisoes-russas-parte-i/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_Pol%C3%ADcia_Civil_do_Estado_de_S%C3%A3o_Paulo

http://www.youtube.com/watch?v=K4hpGM-qvXY

http://www.elhombre.com.br/10-tatuagens-que-nenhum-homem-deveria-fazer/

Paulo Sergio de Camargo

Cursos e Palestras de Linguagem Corporal

http://grafonautas.blogspot.com/
http://twitter.com/Grafonauta