Microexpressões labiais

postado em: Artigos | 0

Microexpressões labiais

As microexpressões faciais duram cerca de ¼ de segundo em termos de velocidade, mas o especialista em linguagem corporal deve observar a intensidade da mesma e o contexto que está sendo utilizada.

Em artigos anteriores relatei os motivos que muitas vezes dificultam uma observação mais precisa das mesmas.

Destaco ainda que dentro do contexto temos que analisar a cultura de quem realiza o gesto, inclusive se o comportamento é realizado entre seus pares ou pessoas de culturas e/ou nacionalidades diferentes.

Ao observar somente a face, perdemos muito da linguagem corporal, tenha em mente o todo e o sempre leve isto em conta na sua observação.

As expressões labiais estão entre as mais observadas, não por outra que a boca é chama de “o campo de batalha da face” (Morris).

Entre os primatas, os lábios humanos são os únicos colocados para fora, uma de suas principais funções seria a de facilitar que a criança sugue os seis maternos com mais facilidade.

A capacidade expressiva dos lábios humanos se amplia nas mulheres, muitas vezes é potencializada pelo simples uso do batom. Em outro artigo vou ampliar estes estudos.

Por sua posição, qualquer tipo de movimento labial é facilmente notado, embora nem sempre o leigo consiga interpretar corretamente. É certo que na maioria das vezes, de forma intuitiva, sabemos o significado da expressão; especialmente porque em muitos casos a mesma vem acompanhada de outros movimentos corporais.


Lábios de ostra

A expressão estudada neste artigo é chamada por alguns de “lábios de ostra”. A pessoa esconde os lábios total ou parcialmente.

lábios de ostra


A interpretação é simples e fácil: controle das palavras. “Neste momento não desejo expressar o que sinto.”; “preciso controlar minhas emoções.”; “não quero expor minhas opiniões agora”.

Evidente que se trata de um gesto tenso. No caso da foto da atleta é visível esta tentativa de controle.

Em muitos casos mostra certa frustração em não poder se expressar exatamente como desejaria. Tudo isto esta de acordo com o contexto da foto, a atleta não parece feliz com o resultado – a medalha não é o tão sonhado ouro.

Neste ponto observe mais atentamente para não confundir com outro gesto similar: a pessoa aperta os lábios com os dentes cerrados (embora não se vejam os dentes). Tente fazer isto, a interpretação fica mais fácil: raiva.

Deixe uma resposta