Escolha uma Página

Clipe: Enterprise

Neste post analiso o gesto de confiança “giro de cabeça”. Bem utilizado, você pode passar aos demais a postura de líder, caso exagerado (tanto na duração como na amplitude), vai cair no ridículo.

 

Misturando duas paixões. Só para iniciados. LINGUAGEM CORPORAL e STAR TREK. Enterprise.
Observe na cena real o gesto do astronauta Alan Shephard, na Apollo 14.

0,50 seg. O giro do pescoço é chamado de “head torque”. Comum em machos-alfa. A mensagem é clara: Sou determinado. Mostra capacidade de determinação, muitas vezes inflexível. Trata-se de um gesto de dominância, de quem deseja controlar o entorno ou a conversação.

Na cena anterior: O piloto americano Chuck Yeager, com o avião experimental X-1, caminha de braços abertos: missão cumprida, sou poderoso.

 

Nota: A saga dos primeiros astronautas pode ser vista no filme de Philip Kaufman, The Right Stuff (Os Eleitos – Onde o Futuro Começa).

Vale a pena assistir.  Alan Shepard é interpretado por Scott Glenn. Até hoje não me sai da memória o cena em que aparece pousando num porta-aviões e se identifica como José Gimenez, um palhaço da televisão americana que fez uma das melhores piada da década. Quando os americanos fizeram o primeiro voo suborbital, a nave foi resgatada no oceano. “Os EUA acabam de lançar um novo tipo de submarino.” Entendendo o contexto da Guerra Fria, impagável.