Escolha uma Página

Linguagem corporal das mulheres apaixonadas

“Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido.”
Vinicius de Moraes

As mulheres, muito mais que os homens, sabem como emitir sinais não verbais e corporais quando estão apaixonadas. Isto é feito de maneira consciente ou inconsciente. A natureza as dotou de maiores e melhores recursos que os homens na área de sedução.
A lista dos sinais é apenas um pequeno resumo, mas se constituem em poderosos indicativos que a mulher está apaixonada.

1. Gesto do agarrador
As mãos ficam com as palmas (uma ou as duas) voltada para baixo e os dedos unidos em forma de garra. O toque pode ser bastante sutil no braço do homem. A mensagem a ser interpretada é direta: “quero te agarrar”. Trata-se de um poderoso sinal de interesse.

2. Suspirar fundo
Mais evidente que isto impossível. Quando vê ou ouve o nome do amado a suspiro é evidente. A intensidade vai depender do ambiente em que se encontra, quando não quer que os demais saibam disto, o suspiro é discreto e a cabeça pode se abaixar ligeiramente. Outro detalhe importante é que a mulher deseja parecer mais saudável diante do futuro parceiro, desta maneira muitas vezes encolhe a barriga e estufa os seios e peito.

3. Abaixar a cabeça e olhar para cima
Trata-se de um dos mais interessantes sinais emitidos pelo sexo feminino. Os homens normalmente ficam a mercê delas. Notamos aqui um gesto de submissão, algo mais ou menos parecido como “eu me rendo a você” – pura bobagem do pensamento masculino, quando este gesto é intencional, os homens é que estão sendo manipulados em toda sua plenitude.

4. Piscar o Olho
Tenho uma amiga que diz que a mulher que sabe piscar o olho corretamente deveria ter porte de arma. Nada mais certo do que isto. Qualquer que seja o motivo, o piscar de olhos tem um efeito devastador no homem. Indica que ela está comprometida com ele, que ambos compartilham de algum segredo especial, que estão em plena sintonia.

5. Olhos brilhando – Pupilas dilatadas
Quando observa ou ouve o nome de sua paixão os olhos brilham, mias que isto, parecem que soltam faíscas. As pupilas se dilatam para observar melhor o objeto de seu desejo. Diante do amado, todos os sinais de sensualidade femininos são amplificados.

6. Toques
De modo bastante discreto a mulher toca no homem. Em uma mesa, normalmente a mão invade o espaço ocupado pelo pretendente. Muitos destes toques parecem não terem motivos, todavia mostram o intenso deseje de se aproximar do outro.

7. Mostrar o pescoço
Ao expor o pescoço a mulher está submetendo uma parte vulnerável do seu corpo e com isto demonstra que aceita que o homem se aproxime. Fica disponível para ser vista e possivelmente tocada. Oferecer o pescoço em algumas espécies animais é sinal de submissão ao mais forte. O pescoço feminino é uma das partes do corpo mais erótica e sensível e, não por outra que ele é adornado por joias e adereços. Mesmo oculto ou/e coberto com lenços transmite sensualidade. Para os japoneses o pescoço deve ser exposto de maneira sedutora. Desmond Morris diz que a gueixa é treinada para expor o pescoço e sua exposições seria o equivalente ao mostrar os seios no Ocidente. (A mulher nua. Ed. Globo)

8. Espelhamento verbal e corporal
Quanto a mulher está em sintonia com o parceiro, normalmente as posturas tendem a ser iguais, mas do que isto, ocorre a sincronia de movimentos. Os gestos são realizados ao mesmo tempo e maneira natural, sem afetações, normalmente os dois não percebem que isto ocorre.
O espelhamento vocal acontece quando ambos repetem determinadas palavras ou frases. A sincronia verbal, ou seja, ambos falam uma ou duas palavras ao mesmo tempo, parece que pensam juntos a mesma coisa. Quando isto acontece os dois percebem facilmente, se tinham alguma dúvida da paixão, ela se dissipa.

Casal crepúsculo

Sequência de fotos mostra o casal do filme Crepúsculo Kristen Stewart e Robert Pattinsonem entrevista no Brasil. O espelhamento corporal dos apaixonados é evidente. 

 

9. Tonalidade da voz
Diante do amado ou quando fala de quem ama, a voz tende a ficar mais infantil, a tonalidade um pouco mais baixa. Muitas mulheres infantilizam a voz para falar do amado.

10. Sinais sensuais
A mulher possui um repertório muito maior do que o masculino em termos de sinais sensuais. Para despertar a atenção do futuro parceiro ela utiliza isto em larga escala. Alguns deles já foram descritos em artigos anteriores: mostrar o pulso, cruzar as pernas, exibir a lateral das coxas, quebrar o quadril, colocar objetos na boca, passar a língua nos lábios etc.

11. Sorrir
Evidente que sorrir não significa que a mulher está apaixonada. Longe disto. Todavia quando está o lado de quem ama e se deseja que o outro saiba, os sorrisos são fartos. Olhar para o outro e sorrir, significa: “você me faz bem, te olhar me alegra”.

12. Roupas
Roupas, cabelos, sapatos, maquiagem, joias etc. A mulher passa a se vestir melhor para chamar a atenção. Vez por outra, passam a exibir partes do corpo com mais intensidade. A maquiagem aumenta a sensualidade, especialmente nos olhos e na maneira como a boca é pintada. O vermelho em um forte simbolismo e segundo alguns pesquisadores funciona como mimetismo, mas isto é outra estória. Nunca é demais falar sobre os cabelos femininos, veja os artigos sobre os mesmos no site.

13. Pronta para te abraçar
A postura da mulher apaixonada em relação ao pretendente é sempre aberta em todos os sentidos. Os braços estão em uma posição que os pulsos ficam à mostra e abertos como se fosse abraçar o outro. A mulher apaixonada sempre vai tirar se sua frente todos os objetos que estão entre ela e o amado, mas do que isto, irá se posicionar de modo que fique ao lado dele em posição confortável. Todo o eixo do corpo fica voltado para amado. Quando conversa com outra pessoas, os pés apontam para o objeto de desejo.

14. Travar olhar
A mulher quando esta interessada ou quando os dois demonstram interesse mútuo, o “olhar se trava” por alguns instantes. É mais do que suficiente para perceber que algo está ocorrendo entre os dois.

 

Antes de tudo, em termos de paquera e linguagem corporal, não tende entender nada. Quando estiver paquerando, apenas aproveite, só isto ou tudo isto; faz parte da natureza humana, descobrir “coisinhas insignificantes” apenas atrapalha.