Escolha uma Página

A importância da linguagem corporal nas lideranças

Paulo Sérgio de Camargo mostra como os menores gestos podem fazer grande diferença no dia a dia pessoal e corporativo

 

 No dia 23 de julho foi a vez de Paulo Sérgio de Camargo, especialista em linguagem não verbal, palestrar no Encontrho de RH, organizado pela Fênix Editora. Com o tema “Linguagem Corporal como Ferramenta Estratégica Empresarial”, o profissional destacou como o corpo pode ser uma ferramenta simples, porém, extremamente poderosa para o ambiente organizacional.

 

Usando exemplos descontraídos com a plateia, Camargo conversou com o público de maneira leve, justamente para mostrar como, pequenos gestos podem fazer toda a diferença nas relações interpessoais: de uma simples conversa do dia a dia, a uma entrevista de emprego e até mesmo em uma reunião entre líderes.

 

Em apenas ¼ de segundo, o ser humano pode demonstrar felicidade, medo, nojo, desprezo, raiva, tristeza e outros símbolos da comunicação, em que não utilizamos uma única palavra.  Estes são tipos de linguagem corporal que podem interferir diretamente na forma como um líder é percebido pelos seus pares e liderados. “Assim que fazemos um gesto, nós perdemos o controle sobre ele. É preciso estar atento e tomar cuidado com os gestos porque a outra pessoa pode interpretar o exatamente o contrário do que você quis dizer. Especialmente se falamos de diferentes culturas”, destacou o palestrante.

Falando especificamente sobre liderança, o palestrante apontou alguns aspectos que interferem diretamente na forma como os líderes são percebidos pelos seus pares e liderados: postura, falar com as mãos, expressão dos olhos, roupas, sorriso, dentre outros. Além disso, complementou explicando que existem três questões fundamentais: você identifica um líder pelo comportamento, você identifica traços de personalidade pelos gestos e você treina um líder para utilizar a linguagem corporal correta.

 

:: Délvio Moraes
Coordenador de eventos

Direto: 55 11 5586-9990  Móvel: 55 11 8393-9914

delvio@fenixeditora.com.br

 

Depoimentos sobre a palestra

Comentários:

– Obrigado pela palestra. Muito boa!

– Muito bom o conteúdo. Parabéns!

– O conteúdo pede carga horária maior. De qualquer forma foi excelente.

– Interessante o modo como interage com todos os participantes. A maneira como apresenta e se dirige claramente para que acompanhemos até o fim sem perder o interesse. Muito boa a palestra.

– Excelente palestra. Aprendi algumas coisas que me auxiliarão no dia-a-dia.

– Adorei. Palestra muito agregadora. Parabéns!

– As palestras promovidas pela Encontrho são sempre ótimas. É a segunda vez que venho à uma do Paulo Sérgio e gosto muito. Meu comentário é de parabéns sempre à Fênix e parceiros.

PALESTRANTE Fraco Regular Bom Excelente
Domínio no assunto 17% 83%