Debates candidatos – Pref. São Paulo – http://www.band.com.br/noticias/eleicoes2012/sao-paulo/notici

postado em: Entrevistas | 0

Linguagem corporal dos candidados no debate da Rede

Bandeirantes de televisão.


Em termos gerais os candidatos não surpreenderam. Atualmente todos treinam diversas vezes o debate e respondem a mesma pergunta inúmeras vezes durante as semanas, até que ela seja satisfatória sob o ponto de vista treinamento. 

O certo é que quase todos não tem o pleno domínio da linguagem corporal  como instrumento de alavancar o debate, ao contrário. Caso fossem treinados como são os candidatos nos EUA, fariam gestos positivos de modo mais intenso e natural. Ainda mais, evitaram vários gestos que passam insegurança, medo etc. Faltaram gestos positivos, mas abrangentes, sobrou contenção. 

Outro dado importante é o local onde cada candidato se posiciona. Deveriam aproveitar mais o potencial, as falhas e as deficiências do local sorteado. Fica em clara desvantagem os que se posicionam nas laterais, em detrimento do centro. A posição dos candidatos é feita por sorteio e a Band procura focar todos de maneira igual e tempo igual. Neste quesito não há reparos. 

A análise da Linguagem corporal foi realizada apenas em alguns detalhes e os gestos escolhidos foram dois por participantes. A edição não desejou  (nem eu) privilegiar determinado candidato. 

http://www.band.com.br/noticias/eleicoes2012/sao-paulo/noticia/?id=100000525154




Deixe uma resposta