Escolha uma Página

Sorriso verdadeiro e falso

 

 

sorriso02

 

0s Sorrisos acima seriam verdadeiros ou falsos?

 

Sorrisos falsos e verdadeiros

 

A alegria é um dos sinais primários descritos por P. Ekman. Estes sinais são característicos de todos os seres humanos, não importa a nacionalidade ou cultura.

A alegria é uma emoção que se associa vários sentimentos ao mesmo tempo. A face mais visível da alegria certamente é o sorriso.

Trata-se de uma das mais positivas emoções que o ser humano pode ter.

 

O psicólogo americano Martin E. P. Seligman descreve que a alegria consiste em emoções positivas e atitudes positivas.Apesar de toda a satisfação que nos acarreta; é muito difícil medir a quantidade de felicidade de uma pessoa; embora existam alguns testes que tentam isto.

 

 

Sinais faciais

O ícone “Smile” mostra de forma efetiva o sorriso. Neste círculo que sorri o autor captou de forma brilhantemente simplificada tudo que ocorre em nossas faces durante o momento de alegria. Os cantos da boca são puxados para os lados e para cima.

 

É muito fácil notar a diferença entre o riso fingido e o espontâneo. No segundo é impossível controlar o músculo “orbicularis oculi” que fica ao redor dos olhos; ele é contraído e não conseguimos evitar que se formem os pés-de-galinha quando sorrimos de maneira natural. Ou seja, ao sorrir naturalmente aparecerem os pés-de-galinha ao lado dos olhos

 

No sorriso fingido a pessoas utiliza o músculo “zygomaticus” que levanta de modo consciente os cantos da boca; forçando-o para cima. Muitas vezes chamado de “sorriso vaga-lume”, pois é rápido e executado várias vezes. Demonstra fingimento.

 

Na alegria os olhos tentam se fechar levemente; contudo ficam entreabertos enquanto as bochechas se levantam e as sobrancelhas se abaixam; tudo praticamente ao mesmo tempo.

 

Sinais fisiológicos

O riso que ocorre durante um divertimento intenso produz movimentos corporais que variam de acordo com a intensidade; é certo que a pessoa não “consegue se conter” de tanta felicidade, ou seja, não fica parada; e precisa se movimentar; mesmo que esteja sozinha.

 

Veja também o teste sobre sorrisos falsos e verdeiros.

http://delas.ig.com.br/comportamento/voce+sabe+reconhecer+uma+mentira/n1597043286239.html

http://delas.ig.com.br/comportamento/voce+sabe+reconhecer+um+sorriso+verdadeiro+faca+o+teste/n1597047263950.html

 

 

 

Paulo Sergio de Camargo

Grafologia – Linguagem Corporal  – Palestras

www.paulosergiocamargo.com.br

http://grafonautas.blogspot.com/ 

http://twitter.com/Grafonauta