A lingua e a linguagem corporal

postado em: Artigos | 0

A língua por ficar praticamente escondida durante a maior parte do tempo é um pouco negligenciada em termos de linguagem corporal. Todavia sua importância é realçada quando a colocamos fora da boca.

A língua é um órgão muscular móvel que permite ao ser humano sugar desde os primeiros momentos de vida. Além disto, tem a função de comer, saborear, engolir, falar, limpar os dentes etc.

Na realidade, os lábios, língua e órgãos genitais possuem os mesmos receptores neurais ultrassensitivos. (Ackerman)

Em termos de fisiologia a língua é capaz de distinguir quatro sabores: doce e salgado na ponta; azedo dos lados e amargo na parte posterior. (Morris)

Morris e outros antropólogos acreditam que as sensações do paladar eram necessárias para nossos ancestrais manterem o equilíbrio alimentar correto e evitar alimentos perigosos. A face de nojo também teria esta função entre outras.

Simbolicamente a língua é repleta de eufemismos: “segurar, moderar a língua”, “ficar com língua para fora”, “língua afiada”, “língua presa”, “língua comprida”, “linguarudo” etc. O “beijo de língua” pode indicar tanto lascívia como entrega total entre os parceiros.

O Emma do Japão, o mítico governante do inferno, desembaraçou a língua dos mentirosos, enquanto o Diabo gosta de deitar a língua de fora, um insulto infantil que mistura hostilidade com insinuação sexual.(O livro dos Símbolos. Taschen)

É sempre bom lembrar que a  língua para fora é um sinal universal desaprovação, aversão, desacordo, descrença etc.

As mulheres árabes fazem um som chamado de zaghareet. Utilizado em cerimônias, rituais etc. A língua sibila inúmeras vezes. Em muitas culturas trata-se de um gesto reservado apenas as mulheres.

Interpretações

Mostrar a língua

Normalmente é um gesto bastante infantilizado

Durante uma discussão indica ofensa. “Tenho nojo de você e daquilo que você diz ou faz.”

Depois da famosa foto de Albert Einstein com a língua de fora, o gesto passou a significar rebeldia, insatisfação e descontentamento. Muitas vezes é utilizado personalidades famosas diante dos fotógrafos muito mais para marcar posição e aparecer nas revistas do que um gestos de verdadeira contestação. Conheço uma pessoa que até gosta do gesto, contudo diz que jamais faria igual, pois não gosta de imitar ninguém.

Einstein

Língua pressionando a bochecha

Observe a foto do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Para os americanos é sinal de “te peguei”.

Embora não seja um gesto muito comum em nosso país, a minha interpretação deste gesto entre brasileiros é a de que “tenho algo ou informação” que você não sabe.  Outra interpretação no mesmo sentido: a língua escondida é “mostrada”:  “posso falar algo que eu sei e você sabe que eu sei, pois estou te enviando esta informação de modo claro”.

Lingua Barack Obama

Indo e voltando com energia

Irritação. “Toma!!!!!”. “Estou com raiva de você, por isto estou te atingindo várias vezes.”

Língua para fora ao lado dos lábios

Todo gesto deve ser analisado dentro de um contexto. Este nas redes sociais parece indicar apenas “careta”. “estou feliz comigo mesma por fazer cara de palhaça.”

Também pode indicar indiferença à imagem que os outros fazem de quem posa desta forma. “Posso aparecer de qualquer forma e não dou muita importância para àquilo que você diz.”

Segundo Desmond Morris, tanto no Tibete e sul da China, uma pequena  apresentação ponta da língua é utilizar para dizer: “Eu não quis dizer isso”

Língua pressionando apenas o canto dos lábios, sem sair.

Experimente fazer este gesto. Você vai sentir de imediato a tensão na testa, as sobrancelhas se juntas. Mostrar intenso desejo de observar atentamente algo. Preocupação com aquilo que está vendo. Interesse específico e tenso.

Lambida imaginária no ar, baixando e erguendo a cabeça

Evidente sinal de erotização das relações. A mensagem é clara: “estou predisposta”, “te quero”, “sou sexualmente ativa”. Luxúria.

Lamber os lábios

Sinal de mentira. Quando estamos tensos e ansiosos diante de algo e vamos mentir o corpo não se sente confortável. Simbolicamente “estou lubrificando meus lábios para te enganar”.

Todavia, como todo gesto está dentro de um contexto, pode indicar apenas que estou com os lábios secos e preciso de um pouco de água.

Morder a língua

Existe algo que gostaria de dizer, mas estou me contendo. Pode indicar tensão, contenção, estresse e ansiedade. Com os punhos serrados, tensão, defesa, preparando-se para agir e forma agressiva.

Boca entreaberta com a língua pressionando ligeiramente o lábio inferior

Observação atenta, até mesmo metódica. Pequenas desconfianças, preocupação com aquilo que pensa ou observa.

Com a boca fechada e língua entre os lábios e os dentes

Sinal de incerteza diante de algo. Normalmente os olhos tendem a ficarem mais abertos, existe o desejo de tirar a dúvida daquilo que está acontecendo.

Passar a língua nos lábios

Antes de tudo observe a face, caso tenha sinais de tensão, passar os lábios na língua indica estresse, nervosismo preocupação. Se olhar de lado a pessoa deseja fugir de uma situação desagradável.

Em alguns lugares indica que está diante de algo saboroso para se comer. (tanto no sentido literal como no figurativo)

Molhar os lábios com a língua pode ter outros componentes sexuais mimetizados.

A mulher quando passa a língua nos lábios intencionalmente envia uma poderosa mensagem sexual ao parceiro ou ao pretendente. Esta informação é facilmente entendida, mesmo que o outro esteja longe. Quando isto ocorre e a mulher abaixa os olhos e o queixo a mensagem é potencializada: “eu estou interessada em você (inclusive sexualmente) e me submeto a isto; gostaria que você dominasse as relações, pois sou tímida e até mesmo um pouco ingênua apesar de tudo.”

Evidente que a intensidade com que é conduzida vai determinar o grau de interpretação.

Em termos corporativos, mostrar a língua, qualquer que seja a situação é um péssimo sinal.

Por fim, observe a foto da atriz americana Miley Cyrus na entrega de prêmios da MTV americana. A tentativa é se desvencilhar da imagem de cantora juvenil. Sem comentários.

Mille cyrus

Paulo Sergio de Camargo

Grafólogo – Especialista em Linguagem Corporal

Cursos e Palestras

www.paulosergiocamargo.com.br

http://grafonautas.blogspot.com/

http://twitter.com/Grafonauta

Deixe uma resposta